Alice no País da CPI

02 dezembro 2005

Coisas que vc deve saber e fazer !!!

"Mulher é bicho esquisito ,todo mês sangra" , assim cantava Rita Lee...
Pois bem,as vezes por causa da correria do dia a dia ,por achar que sua menstruação é regulada mais que um relógio ,pela falta de tempo ,do famoso empurrar pela barriga ,qual foi a última vez que vc fez o exame Papanicolau ? e o auto-exame das mamas ? e vc, marido, namorado, companheiro ,ficante ,qdo foi que vc cobrou de sua parceira esses cuidados ?
O ano está chegando ao fim e qdo foi sua última visita ao ginecologista ? Vc pode falar ,ah sou nova , tá td certinho, imagina ...pensei muito ao escrever esse post,faz tempo que " queria colocar ",alguns podem me interpretar de maneira errada,lembra qdo falei em me expor ...pois bem ,vamos lá então .
Por me achar bem,por empurrar com a barriga, passou 1 ano e alguns meses sem fazer o exame e qdo fiz exame Papanicolau ,colposcopia e o ultra som ,exames de rotina ,uma semana depois ligaram, pq apareceu alguma coisa e eu tinha que refazer o exame,isso foi em junho ,resultado uma alteração sem muita importância ,blá,blá.blá ...
A partir de Setembro ,minha vida virou de ponta cabeça, o que não tinha importâcia ,era algo menor que um caroço de azeitona , se transformou em hemorragia ,em internações,transfusões ,opiniões de vários profissionais ,tratamentos sem resposta ,em fevereiro sofri uma cirurgia de retirada de útero ,corria o risco de "acharem um dragão lá dentro " .Recebi com festa o resultado da biopsia .
No hospital conheci mulheres novas,maduras ,de idade,batalhadoras,guerreiras,que não fazia parte do meu mundo ,que vc nem se dá conta .Descobri que não vem escrito na testa ,a doença ,descobri tbm que por mais que vc fale : Não tenho essa doença ,as pessoas olham, com olhos de piedade ,como não acreditando ,ainda mais ,qdo 40 dias depois da cirurgia ,acharam um nódulo no meu fígado e na tiróide , uma vesicula com um paralepipido , e 5 meses depois, após ser internada com icterícia em julho ,nova cirurgia ,a alegria do resultado das biopsias , afinal , se não tinha pq tirou o útero ? as hemorragias não cessaram e para evitar coisas futuras e os outros nódulos que apareceram eram benignos !!!Bati o record em médicos , hospitais , biopsias ,internações.
Descobri que somos iguais ,nessas situações ,não adianta ser rico,arrogante,é preciso sim ,acreditar em Deus ,ter fé , colocar em nossos lábios : "por favor ,muito obrigada" .
Descobri tbm que muita gente,inclusive amigas minhas, que estão com o exame atrasado mais de anos ," não sinto nada ".
Não é preciso apavorar , mas os médicos estudaram 6 anos ,para afirmarem que se descoberto no início, o câncer de colo de útero é curável em 100% dos casos.
Quando se deve fazer o primeiro Papanicolau?A partir dos 18 anos, mesmo que não tenha vida sexual ativa.Antes dos 18 anos, se já tiver tido relação sexual.Também conhecido como exame citológico, é um dos métodos mais eficazes para se pesquisar a existência de câncer no colo do útero e também de infecções.O colo do útero, ou região cervical, está localizado entre o útero e a vagina.É um exame sensível, rápido e barato, que permite detectar alteração celular antes que se apresente qualquer sintoma.
Qdo vc foi que vc fez o exame Papanicolau ? e o auto-exame das mamas ?

12 Comments:

At 2/12/05 13:57, Blogger Paola said...

Oi Alice,
Não sabia que você tinha passado por essa luta danada, menina.
Realmente é complicado esse negócio de saúde. Eu tenho lá meus receios quanto aos diagnósticos extremamente absolutos.
Mal comparando, sabe o pedreiro... cada um que você contrata para consertar uma parede na sua casa, ele fala mal do pedreiro anterior.
- Ihh, quem fez isso??? O cara fez tudo errado.
Acho que é mais ou menos por aí com médico. Desculpe-me a categoria. Mas, vejo pela minha irmã, que tem uma espécie de alergia na mão, já usou tudo quanto é remédio, vários exames, cada médico diz que é uma coisa, e gastasse dinheiro com as fórmulas mirabolantes manipuladas.
Quanto o Papanicolau, eu que não sou muito chegada a um consultório (também tenho que agradecer a Ele, raro ficar doente), é o único exame que respeito semestralmente. É um exame importantíssimo. Não se engane, até mulher virgem tem problemas com isso.
Ontem mesmo, encontrei a secretária do meu médico, e pedi para que ela marcasse uma horinha para mim. Ela disse que estava difícil, pois a mulherada lotou o consultório para ficar com a consciência tranqüila no final de ano – palavras dela.
Beijos.

 
At 2/12/05 13:57, Blogger Paola said...

Em tempo...
Melhoras. Deus te proteja.

 
At 2/12/05 15:01, Blogger Alice said...

È Paola , já passou :) ,eu coloquei errado ali, não era do tamanho da azeitona e sim do tamanho do caroço da azeitona .
Vc tá certa na comparação,antes de fazer a cirurgia ,agora em julho ( td isso aconteceu do ano passado prá cá ,as cirurgias em 2005 ),ouvi cada coisa :(
Eu tbm ,passei a respeitar o Papanicolau , dia 22 vou lá feliz , fazer meu exame .
Em tempo mulheres que fizeram cirurgia de retirada de útero ( histerictomia ) , tbm devem fazer o preventivo .
Beijo

 
At 2/12/05 15:04, Blogger Alice said...

Paola brigada :)
Já passou ,resolvi colocar como alerta mesmo,para quem tinha medo de injeção e fugia de médico rs me comportei muito bem rs :)
Beijo

 
At 3/12/05 11:39, Blogger Ricardo Rayol said...

Oi Tatá, imagino que deve ter sido barra. Mas se alguma de suas ilustres e bacanas leitoras tiver algum problema no auto-exame da mama eu me candidato a executá-lo

 
At 3/12/05 11:44, Blogger Alice said...

Tá pode deixar Ricardo rsrrsrs
Bjins

 
At 3/12/05 14:14, Blogger Ozéas said...

Nada como um depoimento transparente para alertar a outras pessoas menos preocupadas.
Quem sabe com suas palavras você não esteja ajudando a outra mulher.
Parabéns
Vitoria, vitória e vitória.
2.005 não acabou, mas está a cada dia se tornando o melhor ano de sua vida.
Fica com Deus
Bjs

 
At 3/12/05 22:52, Blogger Alice said...

Espero que sim Ozéas, pq se eu fosse falar o que eu sofri e o que eu tive dor ,não desejo para meu maior inimigo ,se eu tivesse .Brigada .
Bjins

 
At 4/12/05 12:15, Blogger Marcelo Orlando said...

Olá Alice!!!!
Bom moça!! Delicadíssima sua situação! Lembro sim que, a uns posts atrás, vc dizia que não tava muito bem ou coisa parecida... e agora vc resolver "se expor" como modo de alertar as outras pessoas sobre a importância da desses exames e de sua periodicidade.... Parabêns pela iniciativa, que tudo corra muuuuito bem para vocês.... você é uma pessoa iluminada.... Esteja com Deus, pois ele está com você... bjs...

 
At 4/12/05 13:05, Blogger Alice said...

Oi Marcelo ,deixa eu explicar: eu estava muito triste ,pq perdi uma amiga infelizmente com câncer.
E resolvi no caso me " expor " ,para que as pessoas parem e vejam que essa doença , não escolhe idade, sexo ,posição social .
E que é só fazer os exames preventivos , tantos homens , como mulheres.
Brigada :)
Bjins

 
At 4/12/05 13:51, Blogger Marcelo Orlando said...

Olá....
All right!!!
bjs...

 
At 4/12/05 14:17, Blogger Alice said...

Não consigo, Marcelo entrar no seu blog :(

 

Postar um comentário

<< Home