Alice no País da CPI

16 outubro 2005

Febre Aftosa ...


-O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado que considera mais preocupante a chegada da gripe aviária ao Brasil do que o recente surgimento de um foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul.
-"O que me preocupa agora é a febre [gripe] aviária, porque essa parecia que não ia chegar no Brasil e agora já há sinais de que está na Colômbia".
-Lula justificou sua afirmação lembrando que a aftosa é um caso "isolado", que afeta apenas algumas centenas de cabeças de gado, num rebanho que tem 200 milhões de cabeças.

Bem fui pesquisar o que é a Febre Aftosa e:

- A febre aftosa é causada por sete tipos diferentes de vírus altamente contagiosos e pode dizimar criações inteiras de bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Um dos menores vírus encontrados na natureza, o aftovírus, permanece ativo na medula óssea do animal, mesmo depois de morto. Raramente atinge o homem, que tem defesas contra o vírus. A doença causa febre alta, muita salivação e vesículas nos lábios, gengiva, língua, mamas e patas, sintomas que podem durar 10 dias. A doença impossibilita os animais de pastar, causando perda de peso e diminuição da produção de leite.

-O vírus se espalha através do contato entre os animais, além da contaminação do solo e da água. O vento pode transportar o vírus até 90 quilômetros. O rebanho contaminado não afeta a saúde do homem, mas atinge o bolso do criador e provoca desastres econômicos: o gado contaminado emagrece, produz menos leite e o animal fica proibido de ir para o abate. Animais não vacinados podem até morrer.

-A febre é uma barreira sanitária à exportação da carne brasileira para mercados como Estados Unidos e União Européia, que têm regras rígidas quanto à qualidade dos produtos comprados.


Só falta falarem ,que a culpa é da Vaca !!!

7 Comments:

At 16/10/05 22:02, Blogger Ricardo Rayol said...

Mãe é mãe, paca é paca, aftosa é tudo vaca

 
At 16/10/05 23:14, Blogger Ozéas said...

Mas você tem dúvida menina, a culpa É DA VACA, o que ela esta fazendo no Brasil? Tanto lugar pra pastar nesse mundão, vai cair exatamente num país que nem as crianças, velhos e abandonados são tratados com dignidade, que dirá ela, a vaca.
Se ela tivesse um sobrenome "da Silva" por exemplo, estaria em melhores lençóis, estaria protegida num prédio da CEF ou da Petrobrás, lá o único vírus que poderia ter contato era com o da corrupção, mas com s sobrenome tão "comum" já estava vacinada.

 
At 16/10/05 23:34, Blogger Alice said...

Eita Ricardo rs

 
At 16/10/05 23:35, Blogger Alice said...

Verdade Ozeás ,a culpa é da vaca rs .
Ela tem sorte de não estar pastando e ser atropelada pelo avião da TAM rs .

 
At 16/10/05 23:38, Blogger Alice said...

Lembra da vaca que foi atropelada ?pelo avião da TAM , foi em Ribeirão Preto , se eu não estiver enganada .

 
At 17/10/05 22:11, Blogger Guto said...

Sinto informar ,que todos estão errados ,a culpa é do agronomo que fez o plantio da grama .
E tambem dos donos ,pois não querem gastar com restaurante pra elas e nem dar vale refeição..

 
At 18/10/05 07:32, Blogger Alice said...

È né rs quem manda elas não escolherem o restaurante rsrsrs

 

Postar um comentário

<< Home